O Fim do Recreio

.
O brincar está em pauta. Ainda bem! Recentemente, o filme Tarja Branca levou para os cinemas a discussão sobre a importância do brincar, como ferramenta educativa e espontânea de desenvolvimento humano. Hoje, assisti um outro filme, de 2012, que também aborda o tema de forma crítica e divertida: o curta ficção O Fim do Recreio. Ri muito e também me emocionei ao relembrar minha infância e ver essas pequenas grandes pessoas.

A espetacularização da mídia, as possibilidades de alcance da internet, a criatividade infantil. O Fim do Recreio retrata ainda a força da mobilização social e como a comunicação influencia a opinião pública, colocando em discussão a qualidade da informação que consumimos pela imprensa. A comunicação livre também é abordada, tendo como protagonistas as próprias crianças, com uma câmera na mão e a espontaneidade na cabeça.

O Fim do Recreio é uma produção da Parabolé – Educação e Cultura. Entre outros prêmios, venceu a 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e foi eleito Melhor Filme pela crítica e pelo público no XI Araribóia Cine – Festival de Niterói.

Sinopse
“No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história. Recheado de vibrantes brincadeiras infantis, O Fim do Recreio é um curta-metragem para todos os públicos, que bota a boca no trombone e avisa: cobra parada não come sapo!”

Um pouco antes, em 2010, a Parabolé lançou o documentário Brincantes, fruto de pesquisas sobre as brincadeiras infantis na Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

.

3 comentários sobre “O Fim do Recreio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s