Icologia

.
Conheci no último fim de semana [pelo menos em vídeo] mais um mestre da vida, dos saberes da terra. Seu Ico! Erveiro, filósofo, cantor, tocador de gaita, artesão, contador de histórias e conhecedor dos mistérios do Cerrado. Apelidado de Seu Ico, Teodorico Pereira nasceu e viveu em Pirenópolis (GO), até o dia da sua passagem, em 2006, quando tinha 79 anos. É uma das mais marcantes personalidades de Piri. Fabricava presépios e era ainda sineiro e zelador da Igreja da Matriz.

Em 2005, o documentário feito em sua homenagem, Icologia, venceu o VII Festival Internacional de Cinema Ambiental, realizado na Cidade de Goiás, além de outras mostras de cinema pelo país. Só no filme, em 21 minutos, já dá pra sentir como a prosa com Seu Ico era rica, com profundos saberes da farmacologia do Cerrado e de filosofias da vida. Salve ele!

Mais informações, nos links abaixo:

>> www.pirenopolis.com.br/ExibeChamadas.jsp?pkLink=87 <<
>> www.pirenopolis.tur.br/noticias/noticia/Morre+Seu+Ico+%281926-2006%29 <<
>> www.pirenopolis.com.br/ExibeNoticia.jsp?pkNoticia=117 <<

“Quando você olha o sol levantando na ponta do morro, você tá alimentando as vistas… Tem que ver um pé de buriti bater as folha. Tem que ver o sol, olhar a lua, aproveitar a lua. Todas essas coisas boa que Deus deixou pra nós. Tem que olhar as estrelas… e a música…”


.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s