O Yoga atravessa meu caminho desde menina. Um chamado por anos incubado pelas disparidades sociais e consumado nas oportunidades que o tempo traz. Experimentei aqui, curiei ali, mas pouco antes foi na Capoeira Angola que encontrei o primeiro chão para vivenciar conceitos como autoconhecimento e liberdade. Lá, nas rodas mandingadas com berimbaus e atabaque, fui me assentando no corpo que habito, descamando o ego, aprendendo a filosofar e a firmar os sentidos de fora pra dentro. Logo depois, mergulhei no Yoga não apenas com os braços fortes das quedas de rim da Capoeira, mas com trilhas internas já abertas à travessia de liberdade que o Yoga propõe.
Voltei. Piso no Cerrado depois de três meses de travessia rumo ao encontro de mestras e mestres da cultura popular na Bahia e em Pernambuco. Capoeiras, sambas de roda, cavalos marinhos, cirandas, encantarias, rabecas e poesias... Caravana das Alembranças. Uma viagem sonhada há quatro anos atrás, que renova sentidos e gera novas perguntas aos fazeres de agora. Caminhar pelos brasis, em meio a Covid, Influenza e a má influência despresidencial, foi um tanto desafiante. Mas... as alembranças que ficam são cheias de vida, sabenças e encantamentos. São feitas da matéria-prima dos encontros entre aquelas e aqueles que seguem trabalhando sem deixar de brincar e olhar nos olhos para re-existir. Sigo digerindo os atravessamentos do caminho, que vão do sorriso das cores e do desenho dos pés que dançam à devastação das matas e do tempo que nos faz mais gente.
Na última quarta-feira, 15, a população da Chapada dos Veadeiros realizou intensa manifestação nas mídias sociais contrárias ao bilionário e insustentável Projeto Gênesis, anunciado pelo governador @ronaldocaiado no último dia 10, para autoridades e empresários. Dentro da verba destinada ao projeto, o governo afirmou já contar com um grupo de 11 consultorias através de R$ 4 milhões oriundos de compensações ambientais.
A Chapada dos Veadeiros e as águas do Cerrado estão em perigo! No dia 10/09, o governador @ronaldocaiado esteve na Chapada dos Veadeiros para anunciar o lançamento do “Projeto Gênesis”, num evento fechado e exclusivo para autoridades e empresários. Conforme o lançamento, trata-se de um projeto de “desenvolvimento sustentável” que visa “transformar” o Nordeste Goiano, incluindo 20 municípios. No evento, o governo afirmou contar com um grupo de 11 consultorias através de R$ 4 milhões oriundos de compensações ambientais.
Oi, Juliana! Vamos sim. Talvez até lá eu tenha publicado outro, pois esse primeiro é bem pequeno. Será um prazer. Agradecida. Sorte nos seus caminhos também. Até breve.
Que lindo keyane….vamos trocar um livro no próximo curso do índio no início de julho? Beijus e sorte na nova vida de são Gonçalo