A sutil força da Poesia

Há um tempo passado por vezes presente, conheci alguém que ria de mim só porque sou poeta. Qualquer verso ou prosa floreada – algo muito corriqueiro no falar de uma poeta – vinha seguida de um sorriso zombador: “esses poetas”. Dizia ele, caçoando sem disfarçar. Com o tempo entendi. Parecia que pra ele ser poeta é um estado vulnerável de existir. E num é que ele tem razão! Amanhecer pássaro, ver um vitral numa cebola, a felicidade na distração e Deus num vagalume é mesmo uma vulnerabilidade gravíssima ao encantamento. Num mundo pra lá de endurecido, encantar-se realmente pode ser perigoso.

Mas o poeta não apenas se encanta, o poeta também tem o poder de encantar. E aí que mora sua inabalável força, a sua espada de condão, a sua armadura de água de cheiro. Ser poeta é mesmo perigoso e vulnerável, mas mexer com poetas também é. De tanto interpretar as entrelinhas e psicografar a existência, poetas são capazes de desmontar o mais endurecido dos castelos de pedra, que protegem os mais brutos egos, até mesmo os que fingem pra si serem impenetráveis. Já será tarde! Todo poeta sabe que até mesmo as pedras respiram e que a poesia é a sutil e encantada quintessência que adentra nos mais pequenos poros só para provocar a poesia alheia.

A sutileza é vulnerável e bem perigosa! Quem zomba de um poeta, sabe bem que sente saudade da poesia não liberta de si.

Keyane Dias – maio de 2016

Foto: Mariana Cabral

4 comentários sobre “A sutil força da Poesia

  1. Menina… Não sei como descrever nem transmitir o tamanho da minha identificação com esse texto! Gratidão… Linda essa existência!

  2. …. o ponto de loucura de alguém é o seu verdadeiro charme. A vulnerabilidade é a maior aquarela pra pintar esse mundão! Obrigado por fazer poesia com uma das mais significativas palavras desta nossa existência, sua linda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s