Ayurveda

.
Ayurveda, a Ciência da Vida, é um milenar sistema de cura e bem-viver. Foi desenvolvida na Índia a partir da vivência de sábios observadores da natureza (de dentro e de fora). Mais tarde, sua ciência oral foi sistematiza em samhitas, textos clássicos que dão base para todo o conhecimento ayurvédico. O primeiro desses textos, chamado Caraka Samhita, data de 3 a 4 mil anos atrás.

A base da Ayurveda é firmada nos cinco grandes elementos, chamados de panchamahabhutas: éter, ar, fogo, água e terra. É no estudo desses elementos em nós e externamente a nós que o entendimento sobre a vida, a prevenção de enfermidades e tratamentos iniciam. Ayurveda, portanto, não trata doenças, trata pessoas.

Ao se conectar com outras medicinas ancestrais, a Ciência da Vida compreende que mente, corpo, alma, ambiente, cultura e universo estão essencialmente interligados. Logo, cada indivíduo é único, de acordo com suas experiências. É uma ciência ao mesmo tempo simples e profunda, que propõe auto-observação, autorresponsabilidade e [re]conexão com os ritmos naturais da vida.


OFICINAS POPULARES

As Oficinas Populares de Ayurveda têm a proposta de compartilhar e popularizar os saberes dessa sagrada ciência para além dos grandes centros, abordando a prática de suas bases que permitem compreender mais sobre nós mesmos e dançar com a vida.

  • Doshas: a interação entre os cinco elementos em nós e no universo
  • Dinacharya: rotinas diárias e autocuidado
  • Gunas (propriedades da natureza) e a saúde mental